Inicio > Notas de Cidadania > PROTAGONISMO JUVENIL E RESISTÊNCIAS EM CONTEXTOS DE MINERAÇÃO

Vivências da equipe do Programa Polos de Cidadania em Conceição do Mato Dentro viram oficina no Fórum Social Mundial em Salvador – BA

Há três anos em Conceição do Mato Dentro, o programa transdisciplinar Polos de Cidadania da UFMG, realizará oficina no Fórum Social Mundial (FSM) sobre os impactos da mineração na vida de jovens e adolescentes da região. A atividade acontecerá no dia 14 de março, 4ª feira, às 10h em Salvador, capital baiana, que receberá o FSM este ano. A oficina é livre e destinada às pessoas atingidas por empreendimentos minerários no Brasil e na América Latina.

Intitulada “Impactos e resistências em contextos de mineração: a importância do Protagonismo Juvenil”, a oficina pretende ser um espaço de diálogo e reflexão acerca da condição do adolescente e do jovem que vivência a experiência concreta e abrupta de alteração de seus modos de vida, ocasionada pela entrada dos empreendimentos minerários em seus territórios.

A atividade no Fórum Social Mundial surgiu do interesse em compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe do Polos de Cidadania em Conceição do Mato Dentro – MG, município que recebeu um dos maiores empreendimentos minerários do Brasil nos últimos anos.

Uma das atuações do programa na cidade visa dar voz aos adolescentes e jovens. Espera-se contribuir para a formação de um discurso que fortaleça o empoderamento de jovens e adolescentes, muitas vezes desconsiderados em tal contexto, fortalecendo o protagonismo dos mesmos, bem como que eles possam vislumbrar outras possibilidades de inserção profissional para além do que é ofertado pelo empreendimento.

Espera-se que a oficina, ofertada, no Fórum Social Mundial, pelo Polos de Cidadania, possa tornar-se um espaço de compartilhamento de saberes e experiências. A atividade busca proposições práticas de trabalho junto às comunidades impactadas pela mineração, entendendo que as situações violadoras de direitos humanos em Conceição do Mato Dentro, são realidades em diferentes estados brasileiros e em outros países da América Latina.

Serviço
O quê: Oficina Impactos e resistências em contextos de mineração: a importância do Protagonismo Juvenil.
Quando: 14 de março de 2018, 4ª feira | de 10:00 às 12:00
Onde: UFBA_ CAMPUS ONDINA

Entrada franca

Saiba mais: https://wsf2018.org/atividades/impactos-e-resistencias-em-contextos-de-mineracao-importancia-do-protagonismo-juvenil/

Seu email não será publicado. Campo obrigatório *

*

Translate »