Inicio > Notas de Cidadania > NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS DE AGRESSÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA DA POLÍCIA MILITAR AOS MORADORES DE AGLOMERADOS, VILAS E FAVELAS.

 Em novembro de 2017, o FÓRUM MINEIRO DE DIREITOS HUMANOS (FMDH), organização em rede formada por representantes de várias instituições e indivíduos defensores dos direitos humanos de Minas Gerais, veio a público com a “Nota de Repúdio”, onde se posicionava em relação a vários casos de violência policial perpetrada no Estado. Leia a Nota pública em novembro na íntegra.

Soma-se em janeiro de 2018 outra denúncia gravíssima de violência policial por parte da PM mineira, desta vez ocorrida no Aglomerado Santa Lúcia, também conhecido como Morro do Papagaio. As agressões aconteceram no dia 29 de dezembro e foram amplamente divulgas em mídias locais e nacionais[1]. Tal violência se agrava por se tratar de espancamento de um jovem morador do Aglomerado, seguidas de intimidações as testemunhas e pessoas envolvidas nas denúncias.

Mais uma vez é necessário o posicionamento do governo do Estado de Minas Gerais, bem como de sua Secretaria especializada na defesa e promoção dos Direitos Humanos em todo seu território, em relação a não só este caso, mas a todo esse conjunto de fenômeno/ condutas criminosas cometidas por parte de agentes da Polícia Militar.

Os moradores de vilas e aglomerados, como todos os cidadãos e cidadãs mineiros, têm direito a um serviço de segurança pública de qualidade, que preserve e proteja a integridade física e moral de seus membros, e cumpra as diretrizes e normas. Este é o único caminho para se assegurar um mínimo de coesão social necessário à vida em sociedade. Basta de violência, discriminação e arbitrariedade.  Profissionalismo, respeito e ética no exercício da função policial. Por uma polícia que trate de forma respeitosa TODAS E TODOS, sem diferença de classe social, cor, etnia, orientação sexual, idade, etc.

Por uma política pública de segurança pautada no respeito e na legalidade.

Link para o vídeo: https://youtu.be/6EkXRYj8XMQ

Link da Nota em pdf: NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS DE AGRESSÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA DA POLÍCIA MILITAR AOS MORADORES DE AGLOMERADOS, VILAS E FAVELAS

[1] PM flagrado agredindo morador no Morro do Papagaio. R7, notícias, 2018. Disponível em: http://www.otempo.com.br/cidades/v%C3%ADdeo-exp%C3%B5e-viol%C3%AAncia-policial-no-morro-do-papagaio-1.1560735. Acesso em: 14 de janeiro de 2018.

José Vítor Camilo. Vídeo expõe violência Policial no Morro do Papagaio. O Tempo, 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/minas-gerais/videos/pm-flagrado-agredindo-morador-do-morro-do-papagaio-01012018. Acesso em: 14 de janeiro de 2018.

Seu email não será publicado. Campo obrigatório *

*

Translate »