Inicio > Institucional > Apresentação

O Polos de Cidadania (Polos) é um programa transdisciplinar e interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, criado em 1995, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), voltado para a efetivação dos direitos humanos e para a construção de conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes.

A atuação do Polos é estruturada a partir dos conceitos de cidadania, subjetividade, emancipação e reconhecimento. Esses marcos balizam todos os projetos do Programa que envolvem múltiplas linhas de atuação, quais sejam: atendimento psicossocial e jurídico; realização de cursos, palestras, seminários e capacitações; encaminhamento de casos; produção tecnocientífica; pesquisas diagnósticas e avaliativas participativas; elaboração e encenação de esquetes teatrais populares de rua; assessoria aos movimentos sociais e comunitários; organização e mobilização popular; fortalecimento e criação de redes de proteção e promoção dos direitos humanos.

Com atuação em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e outras cidades no estado de Minas Gerais, o Polos se volta para a emancipação de grupos sociais e indivíduos com histórico de exclusão e trajetória de risco. Entre eles estão moradores de vilas e favelas, associações e cooperativas de trabalhadores, cidadãos em situação de rua e crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social.
Para a execução de suas ações o Polos utiliza as metodologias da pesquisa-ação, do desenvolvimento de capital social e humano, da mediação e do teatro popular. Tais metodologias são qualitativamente diferenciadas e fundamentam-se no relacionamento permanente entre investigações e atuação social, com entrecruzamento e retroalimentação de seus resultados.

A característica marcante, presente em todas as metodologias empregadas pelo Programa, é o envolvimento ativo da própria comunidade em uma atuação interativa e emancipadora, com o objetivo de redução dos índices de desigualdades e riscos sociais, assim como o fortalecimento da cidadania e das autonomias dos sujeitos.

Translate »