Inicio > Notas de Cidadania > FACULDADE DE DIREITO DA UFMG RECEBE EVENTO DE COMBATE AO RECOLHIMENTO DE BEBÊS E ENCARCERAMENTO DE JOVENS

Do Útero ao Cárcere:  práticas de genocídios contemporâneos recebeu as defensoras Sônia Lansky e Márcia Parizzi para conversa

No dia 09 de maio, quarta-feira, aconteceu a roda de conversa “Do Útero ao Cárcere:  práticas de genocídios contemporâneos”. A atividade foi no auditório do 8º andar do Prédio da Pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMG.

Organizada pelo Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH-MG), com gestão do Instituto de Direitos Humanos (IDH), contou com o apoio de diversas entidades, dentre elas o Programa Transdisciplinar Polos de Cidadania da UFMG.

O evento buscou proporcionar um debate amplo sobre as condições de nascimento e permanência da juventude negra com a família, e principalmente com a mãe, vítima de práticas abusivas durante o parto. Foram problematizadas novas possibilidades de existência, para além dos métodos violentos do acolhimento de bebês e as condições precárias dos jovens no socioeducativo.

Luiza da Iola

Já na abertura do evento, momento de extrema emoção, a cantora e instrumentista Luiza da Iola, apresentou a música “Deixa o Erê Viver” (https://youtu.be/JX4Mx0sDFS4), do Coletivo Nós Temos um Sonho.

A mesa foi composta pela coordenadora do PPDDH, Maria Emília da Silva, a coordenadora do Instituto Pauline Reichstul, Diva Moreira, as defensoras Sônia Lansky e Márcia Parizzi, e o coordenador geral e acadêmico do Programa Polos de Cidadania, Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias (FAFICH | UFMG).

A roda de conversa “Do Útero ao Cárcere:  práticas de genocídios contemporâneos”, tornou público a inserção de Sônia Lansky e Márcia Parizzi no sistema de proteção. As duas sofrem perseguições políticas por denunciar e enfrentar diversas violações de criminalização da mulher, da maternidade, e da construção familiar para bebês e jovens, em condições de diversas vulnerabilidades.

Confira as fotos: https://goo.gl/iyW4TC

Seu email não será publicado. Campo obrigatório *

*

Translate »