Rua de Direitos oferece serviços para a população de rua no Parque Municipal de Belo Horizonte Polos de Cidadania
Inicio > Eventos > Rua de Direitos oferece serviços para a população de rua no Parque Municipal de Belo Horizonte
26 setembro, 2017
09h às 17h
Parque Municipal, Av. Afonso Pena, 1377 - Centro - Belo Horizonte

Na próxima terça-feira, 26 de setembro, das 9h às 17h, o Parque Municipal de Belo Horizonte recebe a quarta edição da Rua de Direitos, que integra o projeto Rua do Respeito. A ação, realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promove o acesso das pessoas em situação ou trajetória de rua a serviços básicos de cidadania.

O projeto visa sensibilizar as organizações dos setores públicos e privados, bem como a sociedade em geral, sobre a condição de miséria humana em que se encontra parte da população urbana, para, por meio do respeito e ações práticas, colaborar na transformação positiva da vida de quem hoje mora nas ruas das cidades mineiras. As edições anteriores foram realizadas em Belo Horizonte, Ipatinga e Montes Claros, em 2015 e 2016.

Na próxima Rua de Direito, serão realizados atendimentos em diferentes áreas: emissão de documentos, exames básicos de saúde, orientação jurídica e previdenciária, atendimentos médico, odontológico e psicológico, corte de cabelo, apresentações culturais e rodas de conversa. Também serão servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde para as pessoas em situação de rua. Instituições parceiras do evento realizarão todos atendimentos de modo voluntário.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 21,7% das pessoas entrevistadas já sofreram impedimento de acessar os serviços dos órgãos públicos para realizar suas atividades, 18,4% já sofreram impedimento de receber atendimento na rede de saúde e outros 13,9% já foram impedidos de tirar seus documentos.

Em Belo Horizonte, o 3º Censo de População em Situação de Rua e Migrantes identificou 1.827 pessoas nesta condição.

Rua do Respeito
A Rua de Direitos é parte integrante do projeto Rua do Respeito, resultado de um Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado entre MPMG, Servas e TJMG em maio de 2015, que propõe ações em quatro eixos: a divulgação e esclarecimento do fenômeno das pessoas em situação de rua para sociedade; ações que promovam o acesso desse público a direitos básicos de qualquer cidadão; projetos sociais e profissionalizantes que possibilitem a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho; e efetivação do acesso da população de rua à Justiça, a outros serviços e aos prédios do MPMG e do TJMG.

Agenda

Data de início: 26 de Setembro de 2017 às 09:00 horas.
Data de fim: 26 de Setembro de 2017 às 17:00 horas.
Local: Parque Municipal – Belo Horizonte

fonte: https://www.mpmg.mp.br/comunicacao/eventos/rua-de-direitos-oferece-servicos-para-a-populacao-de-rua-no-parque-municipal-de-belo-horizonte.htm

Translate »