Inicio > Equipes > Acaba Mundo

Vila Acabamundo

A Vila Acaba Mundo é localizada na região centro-sul de Belo Horizonte, entre os bairros Belvedere, Mangabeiras e Sion. Trata-se de uma comunidade com mais de 2.000 pessoas, surgiu entre as décadas de 30 e 40, do século passado. A região onde esta localizada é uma das mais valorizadas da cidade, sofrendo desse modo um grande impacto da especulação imobiliária e outros conflitos na esfera pública. Os moradores da Vila Acaba Mundo enfrentam, assim, cotidianamente a luta para assegurar suas moradias, e encampam em suas relações sociais o direito por frequentar e habitar o urbano.

E o Polos?

A relação do Programa Polos com a Vila Acaba Mundo já dura mais de 17 anos e nesse meio tempo foram muitas ações e aprendizagens, em parceria com a comunidade, aprofundando assim nossos laços. O trabalho junto as lideranças comunitárias vem possibilitando um alargamento do diálogo entre a universidade e esse grupo da sociedade.

O direito a moradia não está assegurado efetivamente para toda a Vila, devido às ameaças vindas do mercado imobiliário e da situação socioeconômica de seus moradores que lutam com ferramentas coletivas e individuais para melhorar a sua condição de vida. Por isso, envidamos esforços para que toda a Vila alcance o seus direitos por meio dos diversos instrumentos jurídicos disponíveis, pelo atendimento psicossocial e jurídico e pela ampliação das parcerias com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Laboratório UaiPSô, da Faculdade de Arquitetura da Universidade UNA, Faculdade de Arquitetura da Universidade Fumec, Projeto Praxis da Escola de Arquitetura da UFMG, Laboratório de Cartografia do IGC UFMG.

A equipe do Programa Polos Vila Acaba Mundo conta hoje com uma coordenadora acadêmica, um coordenador técnico, cinco estagiários com bolsa e com financiamento do Edital 2016 da Open Society Foundation, para o cumprimento das metas do Milénio das Nações Unidas.
O financiamento da Fundação para Promoção da Sociedade Aberta (Open Society Foundation) contempla o período de 01 de Março de 2016 a 28 de Fevereiro de 2017, com o objetivo de realização de pesquisa, com base em metodologia de pesquisa-ação, para identificar, analisar e propor ações para enfrentamento dos desafios dos residentes da comunidade Vila Acaba Mundo no usufruto de seu direito de acesso à justiça, tal como descrito na proposta submetida e no orçamento datados de 11 de junho de 2015.

Fazem parte do histórico do Polos na Vila, além das atividades habituais das nossas linhas de atuação, a construção conjunta da horta comunitária, feito relevante para empoderamento dos cidadãos quanto ao seu espaço de moradia o fortalecimento de vínculos; o melhoramento das condições de acesso ao Alto Desengano por meio da escada de pneus; do assessoramento para realização do projeto Culturas Ambientais na região da cachoeira; da participação no Comitê Gestor do Plano de Ações Socioambientais da Vila; e o fortalecimento da atuação das entidades representativas, em especial da Associação de Moradores, do Querubins, da Creche Terra Nova, do Projeto Bem-me-quer e do Femam. É importante ressaltar a intervenção realizada durante a mediação e a mobilização para o cumprimento do Decreto Municipal n.13.519/09 (http://www.cmbh.mg.gov.br/leis/legislacao/pesquisa), cujo objeto de ação foi a desapropriação de 19 lotes, o qual após muita luta, permitiu avançar na garantia da moradia de dezenas de famílias da Vila Acaba Mundo.

Translate »