Inicio > Biblioteca > Um sistema de avaliação contínua e o desenvolvimento de competências em cursos de Direito

Miracy B.S. Gustin

resumo
O problema da avaliação contínua e o desenvolvimento de competências em cursos de Direito é abordado no presente trabalho em que a sua autora se manifestou como integrante de equipes de elaboração e de discussão em duas Faculdades de Direito.
Abordando a questão dos instrumentos de aprendizado e de verificação, recomenda o sentido de estimulo à aplicação do conhecimento.
Destaca a importância do “plano de curso” e do “plano por módulo” a serem previamente oferecidos aos estudantes, aliados aos créditos que lhes são concedidos, para que tenham pleno conhecimento do papel do aprendizado que deverão concretizar.
Oferecer inicialmente os elementos de estrutura do que chama um bom curso de Direito.
Passa a examinar o desenvolvimento de competências e afirma que “o futuro do ensino jurídico no Brasil não parece promissor”, mas, apesar disto, oferece um rol de habilidades e capacidades a serem levadas a efeito.
Cuidando da política de avaliação, oferece importantes detalhes, seja na avaliação interna, seja na externa, ao tratar do que chamamos “eixos que organizam a avaliação”.
Enfrenta, por fim, o problema do rendimento escolar e o sistema de recuperação, salientando pontos como o papel dos monitores e o tratamento a ser conferido aos estudantes em tal situação.

Translate »